RÁDIO WEB NOVO TEMPO RECIFE, A Voz da Esperança | AO VIVO - Clique AQUI

terça-feira, 9 de abril de 2013

Cid Moreira se dedicou a gravação da Bíblia após gravar o livro "Caminho a Cristo"

Por Alércio Ribeiro
Cid Moreira na Igreja Adventista do Totó ao lado do amigo,
teólogo, e jornalista Siloé de Almeida (30/03/2013)
O locutor e apresentador Cid Moreira, que este ano completará 86 anos, é uma das figuras mais emblemáticas da televisão brasileira. Durante 27 anos, o paulista nascido em Taubaté, comandou a bancada do Jornal nacional, da Rede Globo – telejornal que, até o momento, continua sendo o mais popular do País. Em 1996, acabou sendo substituído pelo jornalista William Bonner.

Apesar de incômoda, essa mudança não o desanimou. Ele ainda permanece integrado ao quadro de funcionários das Organizações Globo, com participações em programas como o Fantástico e Vídeo show. Mas, hoje, uma das maiores paixões desse atencioso senhor de cabelos totalmente brancos, voz grave e espírito brincalhão são as gravações de textos bíblicos em CDs. No dia do lançamento de sua biografia Boa Noite, o ex-apresentador do Jornal Nacional, afirmou: “Só posso e quero trabalhar com a Bíblia”.

Em todas as entrevistas o locutor não se esquiva de falar sobre a Bíblia e seus ensinamentos. Confesso que, no início, ficava surpreso em ver Cid Moreira falar com a imprensa sempre buscando colocar a Bíblia Sagrada em evidência. Mas lembrei-me que todos os que entram em contato com a Bíblia com devoção, experimentaram o mesmo desejo de anunciá-la com semelhante fervor.

O que pouca gente sabe é que esse mergulho na Palavra de Deus aconteceu quando Cid Moreira recebeu um convite dos adventistas para gravar o livro Caminho a Cristo da escritora Ellen White. Ao relatar as sensações que teve ao entrar em contato com os textos dessa obra, ele aponta para um dos braços e comenta: “Olha aqui, olha aqui!”, comenta, mostrando os pelos arrepiados. Cid e sua esposa Fátima Moreira claramente demonstram carinho especial pelos adventistas. Foram convidados da Rede Globo Nordeste para o lançamento da Paixão de Cristo 2013, mas os compromissos se resumiram até a sexta-feira, pois no sábado pela manhã assistiram ao culto da Igreja Adventista no bairro do Totó, causando surpresa a toda igreja.

Na sua biografia, essa simpatia é também notada em alguns trechos“Por causa desse livro [Manual de Saúde, da CPB] aprendi bem cedo o valor das frutas, verduras e sementes em nossa vida” (p. 65).

O livro Boa Noite conta ainda que um dos motivos que o fizeram desistir de ser carnívoro são os problemas de saúde acarretados pelo consumo da carne de porco e outros alimentos nocivos ao corpo.

Em outro trecho, na página 181, o livro Caminho a Cristo também é citado: “Quando comecei a gravar, percebi que quase tudo que ela [referindo-se a Ellen White] escrevia era baseado em fatos bíblicos e vinha com a referência em seguida. Então, cada vez que eu via lá: livro, capítulo e versículo tal do Velho ou Novo Testamento, eu pesquisava na Bíblia e procurava entender o que ela estava ensinando. Assim, fui ganhando maior contado e intimidade com o Livro Sagrado.”

Fátima Moreira revela também que a primeira atividade do dia que os dois fazem juntos é o culto. “Lemos a Bíblia e a Devoção Matinal da Igreja Adventista [IASD] todas as manhãs. Refletimos sobre o que estudamos.” Na página 191, Cid exibe fotos e o apreço da amizade com membros da Igreja Adventista como Milton Afonso, a cantora Rafaela Pinho e a maestrina Suzana Hirle. E ainda destaca o pastor e jornalista Siloé de Almeida como um de seus grandes amigos.

Indico a você a leitura dessa obra fascinante de 294 páginas, que, além de descrever os principais acontecimentos na mídia, fala do nosso Criador. 

Citações de Cid Moreira nas páginas 182 e 183:

“Sou uma pessoa de credibilidade em meu trabalho, que teve muitas coisas que muitos poderiam chamar de sucesso. Era reconhecido por um país inteiro, onde quer que eu fosse, tive relacionamentos amorosos com muitas mulheres bonitas e inteligentes, tive dinheiro, prestígio e cultura. Usufruí de conforto e pratiquei esportes. Vivo em uma das cidades mais bonitas do mundo, quase em frente ao mar. Viajei e visitei várias partes do planeta, assisti a grandes espetáculos de música e peças nos mais renomados teatros e casas de shows do mundo; então, muitos vão insistir que isso é sucesso e tudo o que o homem precisa nessa vida. Eu vou dizer do fundo do meu coração: é tudo ilusão, como refletiu tão bem o sábio rei Salomão. É tudo ilusão!

“Esse mundo da criação, em que tudo flutua e gira vagando no imenso espaço em que a gente passa esses anos de nossa vida, já é por si só divino e maravilhoso. Só esse fato já merece celebração. Mas nós, miseráveis, que andamos de um lado para o outro sem saber para onde estamos indo, nos destruímos mutuamente, mesmo assim queremos um contato com o todo, com o que é o princípio e o fim, o Alfa e o Ômega. Eu desejo parar de vagar que nem cego, e usar os atributos que me foram dados de maneira inteligente. Quero promover meios que permitam que eu viva e que deixe viver todas as outras criaturas que se encontram nesta mesma casa que me foi emprestada, que é o Planeta Terra.”

Apesar de demonstrar claramente simpatia pela a igreja adventista, Cid Moreira não se assume como membro da igreja, mas que é apenas um cristão e admirador dos adventistas. 

Fontes: Jornal do Commércio, 16/09/2012, e Blog Criacionismo, 25/03/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário